PROJETO PEDAGÓGICO
TÍTULO:
Viagem
de estudo: “SÃO CRISTÓVÃO DEFENSORA”
RESPONSÁVEL:
DENISSON
ABREU TELES.
Professor
da disciplina de História
Itaporanga D’Ajuda
Março de 2013.
I
– APRESENTAÇÃO
Este
projeto é uma ferramenta de entendimento do papel de defesa dos núcleos de
povoamento no período colonial através da visita à antiga capital do estado de
Sergipe, a cidade de São Cristóvão, e estudo dos primeiros tempos de sua
história, relacionando a história colonial local à do Brasil.
Antes
da realização da visita, para a compreensão desta atividade pedagógica pelos
alunos, serão trabalhados em sala de aula textos sobre São Cristóvão desde a
sua fundação até o fim do período colonial, bem como o conteúdo que o livro
didático de história geral da turma de 2ºano de ensino médio apresenta sobre o
Brasil Colonial. Tais leituras aliadas às explicações durante a visita poderão
despertar o olhar crítico do aluno e facilitarão a aprendizagem do tema.
II
- JUSTIFICATIVA
O
presente projeto intitulado “SÃO CRISTÓVÃO DEFESENSORA”, elaborado para a disciplina de História,
surgiu da necessidade de compreender melhor os temas da colonização do Brasil e
do papel dos núcleos de povoamento. Temas estes trabalhados em classe.
Os
textos trabalhados em classe, as explicações e os locais visitados farão o
aluno compreender a história local sergipana como interligada a história do
Brasil e o fará compreender o importante papel que São Cristóvão possuiu, como
sendo núcleo de povoamento nos Brasil colonial.
III– OBJETIVOS:
3.1.
Objetivo Geral:
Compreender a
localização de São Cristóvão como sendo um modelo de cidade-fortaleza e o seu
papel no início de nossa história, introduzindo o contexto em que ela formou-se
e fazendo uma ponte entre esse tema da história local sergipana e a história do
Brasil.
3.2.
Objetivos Específicos:
·
Entender
as dificuldades de Portugal na colonização da colônia e as ameaças que havia
aos planos de colonização.
·
Compreender
o contexto da fundação da antiga São Cristóvão após a Guerra Justa de 1540.
·
Estudar
a função dos núcleos de povoamento no Brasil colonial.
·
Discutir
o papel de defesa militar que possuía a cidade durante o período colonial,
observando sua posição geográfica.
IV – PÚBLICO-ALVO
Alunos
da disciplina de História que cursam o 2ºano do ensino médio.
V - METODOLOGIA
Para
atingirmos os objetivos propostos deste projeto, desenvolvemos os seguintes
procedimentos metodológicos:
1 – Primeiramente, o estudo dos conteúdos sobre o
Brasil colonial proposto pelo livro didático de história geral, associados a
textos sobre a história de Sergipe colonial trabalhados em classe pelo
professor;
2 – Como segunda fase teremos a aula do professor
na Praça de São Francisco seguida da visita ao Convento da Igreja de Santa Cruz,
onde iremos ao andar superior para observar a visão estratégica que se tem dele;
depois faremos um trajeto até as proximidades da Igreja Matriz de N.S. da
Vitória, observando a proximidade da cidade ao rio local, e também a sua altitude.
3- Os alunos deverão fazer anotações sobre as
explanações do professor;
4- Na
quarta fase os alunos deverão elaborar os relatórios de viagem, para os quais deverão ler os textos
trabalhados na unidade, sobre História de Sergipe e História do Brasil no
período colonial. O relatório exige bibliografia complementar e deverá seguir
as normas da ABNT.
VI – CRONOGRAMA
Atividades
|
Período
|
Análise do conteúdo programático
|
De 16 de agosto a 25 de outubro
2013
|
Visita monitorada ao Roteiro
dos Jesuítas
|
26 de outubro de 2013
|
Entrega
de relatórios individuais
|
31
de outubro de 2013
|
VII
– ROTEIRO DA VISITA MONITORADA (“Plano Cidade Alta” )
1- 05h 30min. – Encontro com os
alunos em frente ao colégio;
2- 08h 00min. – Início da aula
pública com o Prof. Denisson Teles (professor de História). A partir desse
horário será iniciada a visita à Praça de São Francisco e posteriormente será
feito um trajeto até as proximidades da Igreja Matriz de N.S. da Vitória;
3- 11h 45min.- Encerramento das
Atividades.
VIII – Referência Bibliográfica
SOUSA, Antônio Lindvaldo. Temas de História de Sergipe I. São
Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe/ CESAD, 2007 (pág. 235-248).
Nenhum comentário:
Postar um comentário