Pessoal, por ser a arte amiga e ajudante da história, posto essa descrição de pintura que é além de arte uma fonte histórica sobre a Inglaterra do século XVIII:
Thomas Gaingborough (1727-1788) Jonatahan Buttal (The
Blue Boy) Tela, 180cm x 120cm. Provavelmente
1769-1770. San Marino (Califórnia). Bibioteca de Henry E. Huntington e Art
Galery.
Sobre o fundo de
cores mortas, feito a rápidas pinceladas e não muito detalhado, encontra-se
um garoto nobre de treze anos de refinada indumentária: um calção até os
joelhos e um casaco (justaucorps), ambos sem bordado e azuis; nos pés, sapatos
com laços, que são mais comuns na Inglaterra antes Revolução Industrial;
na mão do lado esquerdo da imagem, um chapéu bem típico da nobreza, enfeitado
por um grande pluma branca; e a do lado direito está apoiada à cintura,
permitindo-lhe exibir ainda mais o casaco.
Não só as roupas demonstram a sua posição
social, mas também a forma como ele se porta: seu rosto é erguido;
o plácido olhar e postura confiantes sugerem certa altivez de
espírito; a mão como está posta também reforça a essa sua nobreza que para
alguns talvez beire a arrogância.
Há no quadro um jogo de oposições: o
azul expressivo e fulgente da roupa e a sofisticação dela se contrastam com o
simples fundo escuro sem muita expressão da natureza. Essas características dão
maior destaque ao humano, o que vem a ser reforçado nesta obra pelo brilho
doirado das nuvens atrás do jovem à altura do busto, dando um ar majestoso
e glorificado ao pequeno.
A representação de
aristocratas junto à natureza é comum ao pintor do quadro e é o que também
ocorre em “O Senhor e a Senhora Andrews”,
em que é apresentado um jovem casal num banco recostado a uma árvore, em meio a
um campo. Tal tendência do artista explica-se, em parte, devida a escola de
pintura da qual fez parte e tornou-se importante expoente inglês: o Arcadismo.
Em suma, a obra “The blue boy”
pretende fortemente demonstrar a classe social a qual pertence o jovem, como
vimos, por vestes, pelo jeito que o menino se apresenta, e também pelo modo
como a pintura representa-o em relação ao fundo da imagem. Devemos a obra
a Thomas Gainsborough, grande mestre do retrato e da paisagem e forte
representante do Arcadismo inglês. Assim como em muitas outras do pintor,
demonstra-se a elegância de nobres do século XVIII na Inglaterra. É, portanto,
uma expressão da riqueza aristocrática e uma síntese do estilo do pintor.
Bibliografia
-http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/26/945948/conheca-senhor-e-senhora-andrews-thomas-gainsborough.html(acessado dia 26 de março de 2013)
-http://www.epdlp.com/pintor.php?id=253(acessado dia 27 de março de 2013)
-http://modahistoria.blogspot.com.br/2008/06/sculo-xviii.html(acessado dia 27 de março de 2013)
-http://es.wikipedia.org/wiki/Thomas_Gainsborough (acessado 25 de março de 2013)
-http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2011/02/o-seculo-xviii-e-xix-diretorio-imperio.html (acessado dia 27 de março de 2013)
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