segunda-feira, 26 de março de 2012

As primeiras escovas de dentes

                                        


                 



     Vocês devem estar se perguntando o porquê dum porco escovando os dentes? O porco poque tem a ver com a história da escova de dentes, mas já quanto a escova na boca dele... Bom eu gostei da foto e coloquei. 
     Vamos começar logo antes que me chamem de enrolão!
     
       Bem, não é de hoje que o ser humano se  preocupa com a higiene bucal. Mas qual a escovas de dentes mais antiga?Como eram as primeiras escovas?
     Há muito tempo o ser humano faz limpeza dos dentes, nem que com o dedo. O que também não significa dizer que todos os povos faziam a dita limpeza e... Mas vou deixar de enrolar e começar logo!
     A escova de dentes mais velha foi encontrada numa das civilizações mais antigas da humanidade: na civilização egípcia. Mas ela não se parecia com as que temos nos dias de hoje. Pois era simplesmente um ramo desfiado até chegar às fibras. 
     Foi na china que as escovas ganharam aparência de escovas. Mas não eram feitas dum material muito agradável, ao não ser que se goste de esfregar um leitão nos dentes, pois as cerdas delas eram feitas de pêlo de porco que eram amarradas numa varinha de bambu ou num pedaço de osso. Escovas assim surgiram por volta do século XV.
   Depois  dum tempo até pelo de cavalo foram usados para as cerdas.
   Mas cerdas de pelos de animais tinham problemas: surgia morfo por causa da umidade, o que não era bom para a higiene bucal, e as extremidades das cerdas feriam a gengiva.
                             
                                                 
                                              Que elegância em escovar os dentes em frente duma bacia!

 
   Felizmente em 1938 surge a escova de náilon que até hoje é utilizadas. Na minha opinão um material bem mais agradável do que pelos.
   Exite agora também a escova de dentes sustentável.A libanesa Leen Sader, uma estudante de designer descobriu que um graveto da árvore Salvadora Pérsica pode muito bem ser usado para a limpeza bucal.É a escova sustentável que muito se assemelha com a mas antiga (aquela do Egito Antigo). Esse graveto (o Miswak) possui cerdas naturais no seu interior, com propriedades antimicrobianas. Nem é preciso de creme dental! Mas atenção  é o tal graveto da Salvadora Pérsica. Não vá sai por aí esfregando os dentes qualquer galho de árvore.
    Deem uma olhada nela:
            
  

  Agora sentemos e esperemos a próxima evolução (quem sabe não seja um lazer especial que tire a sujeira sem precisar esfregar?Seria a extinção das escovas de dentes).


Não deixe de comentar dando sua sugestão para o blog!
 Fontes de Imagens-  prevencaobucal.blogspot.com ;  pt.dreamstime.com ;   achetudoeregiao.com.br ; animais.culturamix.com ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Escova_de_dentes  ;    picblow.com ;  super.abril.com.br


Fontes de pesquisa-  http://www.sitedecuriosidades.com ;  http://pt.wikipedia.org/wiki/Escova_de_dentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário