quinta-feira, 21 de março de 2013

PROJETO PEDAGÓGICO "SÃO CRISTÓVÃO DEFENSORA"

  
PROJETO PEDAGÓGICO



TÍTULO:
Viagem de estudo: “SÃO CRISTÓVÃO DEFENSORA”


RESPONSÁVEL:
DENISSON ABREU TELES.
Professor da disciplina de História














Itaporanga D’Ajuda
Março de 2013.





I – APRESENTAÇÃO

Este projeto é uma ferramenta de entendimento do papel de defesa dos núcleos de povoamento no período colonial através da visita à antiga capital do estado de Sergipe, a cidade de São Cristóvão, e estudo dos primeiros tempos de sua história, relacionando a história colonial local à do Brasil.
           Antes da realização da visita, para a compreensão desta atividade pedagógica pelos alunos, serão trabalhados em sala de aula textos sobre São Cristóvão desde a sua fundação até o fim do período colonial, bem como o conteúdo que o livro didático de história geral da turma de 2ºano de ensino médio apresenta sobre o Brasil Colonial. Tais leituras aliadas às explicações durante a visita poderão despertar o olhar crítico do aluno e facilitarão a aprendizagem do tema.

II - JUSTIFICATIVA

O presente projeto intitulado “SÃO CRISTÓVÃO DEFESENSORA”, elaborado para a disciplina de História, surgiu da necessidade de compreender melhor os temas da colonização do Brasil e do papel dos núcleos de povoamento. Temas estes trabalhados em classe.
Os textos trabalhados em classe, as explicações e os locais visitados farão o aluno compreender a história local sergipana como interligada a história do Brasil e o fará compreender o importante papel que São Cristóvão possuiu, como sendo núcleo de povoamento nos Brasil colonial.

III– OBJETIVOS:

3.1.                       Objetivo Geral:
Compreender a localização de São Cristóvão como sendo um modelo de cidade-fortaleza e o seu papel no início de nossa história, introduzindo o contexto em que ela formou-se e fazendo uma ponte entre esse tema da história local sergipana e a história do Brasil.


3.2.                       Objetivos Específicos:

·         Entender as dificuldades de Portugal na colonização da colônia e as ameaças que havia aos planos de colonização.
·         Compreender o contexto da fundação da antiga São Cristóvão após a Guerra Justa de 1540.
·         Estudar a função dos núcleos de povoamento no Brasil colonial.
·         Discutir o papel de defesa militar que possuía a cidade durante o período colonial, observando sua posição geográfica.



IV – PÚBLICO-ALVO

Alunos da disciplina de História que cursam o 2ºano do ensino médio.

V - METODOLOGIA

Para atingirmos os objetivos propostos deste projeto, desenvolvemos os seguintes procedimentos metodológicos:
1 – Primeiramente, o estudo dos conteúdos sobre o Brasil colonial proposto pelo livro didático de história geral, associados a textos sobre a história de Sergipe colonial trabalhados em classe pelo professor;
2 – Como segunda fase teremos a aula do professor na Praça de São Francisco seguida da visita ao Convento da Igreja de Santa Cruz, onde iremos ao andar superior para observar a visão estratégica que se tem dele; depois faremos um trajeto até as proximidades da Igreja Matriz de N.S. da Vitória, observando a proximidade da cidade ao rio local, e também a  sua altitude.
3- Os alunos deverão fazer anotações sobre as explanações do professor;
4- Na quarta fase os alunos deverão elaborar os relatórios de viagem, para os quais deverão ler os textos trabalhados na unidade, sobre História de Sergipe e História do Brasil no período colonial. O relatório exige bibliografia complementar e deverá seguir as normas da ABNT.


VI – CRONOGRAMA
Atividades
Período
Análise do conteúdo programático
De 16 de agosto a 25 de outubro 2013
Visita monitorada ao Roteiro dos Jesuítas
26 de outubro de 2013
Entrega de relatórios individuais
31 de outubro de 2013

VII – ROTEIRO DA VISITA MONITORADA (“Plano Cidade Alta” )
1-      05h 30min. – Encontro com os alunos em frente ao colégio;
2-      08h 00min. – Início da aula pública com o Prof. Denisson Teles (professor de História). A partir desse horário será iniciada a visita à Praça de São Francisco e posteriormente será feito um trajeto até as proximidades da Igreja Matriz de N.S. da Vitória;
3-      11h 45min.- Encerramento das Atividades.


VIII – Referência Bibliográfica

SOUSA, Antônio Lindvaldo. Temas de História de Sergipe I. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe/ CESAD, 2007 (pág. 235-248).