domingo, 16 de dezembro de 2012

Relatório da viagem ao Museu dos Ex-Votos


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
Curso: História – Licenciatura Noturno / 2011.2
Profº. Doutor Antônio Lindvaldo Sousa
Aluno: Denisson Abreu Teles






vista da frontal da igreja, com a entrada do museu à esquerda (portão abaixo do sino)
    



                                                
 alunos Márcio, Denisson e Mallu
 (da esquerda para a direita),
 em frente à entrada igreja
                                                    




  Cumprindo o dever de apresentar um pouco dos museus e arquivos que são guardiães da história sergipana, no dia 12 de dezembro, das 13h50min às 15h:40min, foi realizada uma visita de estudo ao Museu do Carmo (o antigo Convento da Ordem Terceira do Carmo), em São Cristóvão, pelos graduandos Denisson Teles, Márcio Santos e Mallu dos Santos. 

    Durante a pesquisa não houve documentos como suporte de informações. Mas conseguimos  informações oralmente com a benevolente professora de educação física Vânia, que mesmo não sendo da área de história ou funcionaria do museu, deu as informações necessárias ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa. Todavia, não foi tão somente a ajuda da instrutora, pois houve um complemento dado por outras duas pessoas (a funcionária do museu e um professor de historia), que deram um complemento de informações.

   O Museu do Carmo é parte de uma Igreja De Senhor do Passos, da paróquia de mesmo nome. O templo católico é datado do século XVIII e foi construído, como fica claro pelo nome, para a Ordem Terceira dos Carmelitas, que se difere das outras duas ordens por ser formada por leigos - das outras duas fazem parte freiras e padres. O padroeiro da Igreja está diretamente ligado aos ex-votos, ou promessas, que há no museu, como viemos a saber depois de algumas perguntas a nossa instrutora. Sua imagem é importantíssima para a comunidade.

   O museu funciona de terça a sexta, das 10h00min às 16h00min, e também é aberto sábado e domingo, das 08h00min às 13h00min.

   

   Logo que chegamos, tivemos dificuldade para separar qual o edifício pertencente à Ordem Terceira e o que pertencia à Ordem Primeira. É que a igreja de Senhor dos Passos está ligada à igreja da primeira ordem e também ao convento. Mas logo fomos instruídos a respeito, e pudemos conhecer a estrutura. A estrutura pertencente à Ordem Terceira do Carmo tem essa composição: museu dos ex-votos, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, claustro, sacristia, e salas para reuniões do andar superior e uma capela.

   Fizemos pesquisa não só da sala dos ex-votos, mas de todas as partes da estrutura. Entrando e fotografando todas as salas, descobrindo a beleza artística e história de cada uma delas. Porém é nos ex-votos que a nossa atenção se volta.
   Antes de tudo começamos pela igreja, que é por onde se tem acesso a sala: uma construção de tamanho singelo, mas de grande beleza, como podemos ver pelas imagens.

   Na igreja podemos ver oito altares laterais com imagens de santos também em madeira. Entre elas podemos ver as imagens de Nosso Senhor Atado a Coluna e de Nossa Senhora da Soledade. Já no altar principal, que é de ouro, temos a imagem de Nosso Senhor Dos Passos e de Nossa Senhora do Carmo.


Dênisson Teles, em frente ao altar-mor



corredor da Igreja, com altar-mor ao fundo



.
                                                                                 
                                                                                         Imagem de Nossa Senhora da  Soledade (ou das Dores),  altar lateral
      


   Depois de uma passada rápida pela sacristia e pela capela, onde outrora ficava o antigo tanque de água benta, nos dirigimos, enfim, à sala dos ex-votos. E o que são ex-votos? São os objetos que são deixados pelos fiéis católicos em agradecimento a uma graça pedida a um santo ou a Deus, é o cumprimento de um voto. A sala está repleta deles.






sala dos ex-votos


    O piso é de lajotas em estilo antigo, e o conjunto tem razoável estado de conservação (qualidades que não diferem das outras estruturas visitadas, pertencentes à Ordem Terceira). No teto, nas paredes e ao pé das destas, podemos ver a demonstração da fé do povo da região, e até de outros estados, que foi depositada ao longo de dezenas de décadas, e que continua - pois não é um museu morto, mas avivado pela crença que o atualiza a cada novo ex-voto. A tradição remonta ao século XVIII, numa história que se assemelha à da imagem de Nossa Senhora de Aparecida.
   Segundo os relatos e a fé do povo, pescadores encontraram no rio Paramopama um caixote de madeira que continha uma imagem de Nosso Senhor dos Passos. Esta, foi levada aos frades carmelitas, que tomaram para a Igreja da Terceira Ordem de Nosso Senhor dos Passos e, desde então, muito milagres foram atribuídos a ela, e como ofertas a Deus, são deixados na igreja os ex-votos daqueles que pedem seus milagres.
   Cada ex-voto é um pedaço da história vivida por pessoas distintas. Há muitos braços, cabeças e pernas, entre outras estruturas do corpo em madeira e em gesso, que sugerem a cura de doenças dessas áreas representadas.



                                                            
                                                                                                                              
   
          












   Há também, fotografias bem antigas, que mostram o estilo de roupa e a forma de vida que se tinha. Muitos dos que estão representados talvez nem mais vivos estejam. Há cabelos, fitas e terços, imagens, quadros, flores, fotografias, etc. Na sala dos ex-votos, um bom curioso se delicia com os detalhes de épocas que pode encontrar, e tem a imaginação desperta, pois por eles, ousamos imaginar os problemas, as dificuldades, as doenças, etc., das pessoas que por ali passaram, e que continuam a passar.



espécie de armário antigo com fotografias e 
representações de partes do corpo          





uma menininha e sua mecha de cabelo dourada
       
          


"Livro" de madeira. Esse foi ofertado em agradecimento pelo fato de ter aprendido a ler. E, por ele, refletimos a importância que teve o fato para alguém "depois de adulto".




fotografias antigas, animais de barro, entre outros objetos


   A quantidade de ex-votos depositada é tão grande que uma outra sala está sendo usada para também depositá-los: a sala de exposição da festa de Senhor dos Passos. Essa outra sala possui um acervo de fotos da procissão e informações sobre a festa.
  A referida procissão está entre as maiores do estado, reunindo em torno de 50 mil católicos, e acontece duas semanas após o carnaval. É um símbolo de penitência, para o tempo de Quaresma.Nela, são levadas a imagem do padroeiro e a de Nossa Senhora da Soledade.
   Existe toda uma tradição na preparação das imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Senhor dos Passos. Antes do dia da procissão, as mulheres ficam responsáveis pela arrumação da primeira, e os homens da segunda. É tradição que nunca ocorra o contrário.

   Depois de vestidas, as imagens vão para a procissão, saindo por lados opostos e se encontram na praça onde fica o museu.

   É por conta da época da festa que os ex-votos costumam ser entregues de janeiro a março (a depender da data do carnaval).

sala de exposição da Festa de Senhor dos Passos




    Enfim, pelo que pudemos ouvir e ver, podemos dizer que o museu dos ex-votos guarda um pouco da história do povo sergipano e principalmente do povo de São Cristóvão. E continua guardando nos dias de hoje, para as futuras gerações. É um acervo que vai se atualizando continuamente.
   Depois da sala dos ex-votos, passamos novamente na Igreja, para tirarmos mais algumas fotos. E então saímos às 15:40 min., concluindo nosso trabalho e levando um pedaço do início da história sergipana dentro de nós.